Precisa de Driver Asio? Asio For All

ASIO (Audio Stream Input/Output) é uma tecnologia desenvolvida pela Steinberg que provém baixa latência quando o assunto é áudio.

“Explicando a grosso modo, latência é o tempo entre a ação e a consequência desta ação.”

Exemplificando…

Um belo exemplo é quando vamos reproduzir o som e gravar ao mesmo tempo. Caso você NÃO tenha uma placa de som com suporte a asio, ouvirá o áudio com atraso, sem contar que sua voz (caso esteja gravando um vocal) será escutada alguns milissegundos após o som original. O suficiente para prejudicar todo um trabalho, que neste caso foi exemplificado com a gravação de um vocal.
Outro exemplo que acontece com frequência é quando estamos utilizando plugin VSTi (Instrumento Virtual) em conjunto com um controlador MIDI para acionar/disparar os sons deste VSTi. O som de uma piano será reproduzido depois que o musico toca o teclado, Inviabilizando assim qualquer tipo de trabalho musical em placas de som sem suporte a essa tecnologia.

É aí onde entra o Asio For All

Se você tem uma placa de som mais humilde ou até mesmo OnBoard. Não terá driver asio disponibilizado pelo fabricante, já que ela não foi feita para esse tipo de trabalho. Baixe e instale o Asio For All (Link no fim do post), que até o presente momento encontra-se na versão 2.10. Após a instalação, abra seu programa favorito onde trabalha com musica, vá nas propriedades de Audio/Hardware e escolhe Asio, e em seguida escolha Asio For All (todo esse caminho vai depender do seu Software). Por padrão ele vem configurado para trabalhar com 512 Samples (aproximadamente 12 milisegundos). Logo de cara você notará uma melhora absurda em relação a latência. Ajuste o controle principal de acordo com suas necessidades. Cuidado pois cada placa tem seus limites, caso exagere em uma latência muito baixa o som vai começar a falhar e embolar, isso significa que sua placa de som chegou ao limite.

 

Asio For All
Nesta imagem com o buffer em 256 samples, consegui 6ms

As aplicações deste incrível Driver Genérico

Existem muitos programas com processamento de efeitos em tempo real. O Guitar Ring é um exemplo. Uma especie de pedaleira virtual que pode ser controlada via MIDI, necessita impreterivelmente de um sistema que consiga processar em tempo real, o sinal enviado pela guitarra. Distorção, compressão, delay… tudo isso deve ser processado o mais rápido possível, para que não haja latência entre a ação de tocar e a emissão do som processado.

 

Guitar Ring + Pedaleira MIDI
Guitar Ring + Pedaleira MIDI + Asio For All

As aplicações em VST são infinitas, daria até um novo artigo… aliás, boa ideia!

Limites…

Os limites sempre vão depender do seu hardware, e principalmente de sua utilização. Caso o utilize em uma mixagem complexa, inúmeras pistas, efeitos, sends, VSTi. Dificilmente conseguirá uma latência que lhe agrade. Mas se algo simples, como: Algumas pistas, quase nenhum efeito e nenhum VSTi. O drive vai lhe ajudar e muito.

 

Mas e você, utiliza os drivers em que situação? Conte para nós!
Segue o link de download: (link do PagSocial)

 

 

Atualizado em 07/05/2012