Entrevista com o Produtor Musical “Marcio Mourão”

Desta vez, o entrevistado é Marcio Mourão, Produtor Musical responsável pelas vídeo aulas do site Super Vídeo Aulas.


Entrevistado: Marcio Mourão
Produtor Musical
www.supervideoaulas.com

1-Como surgiu o Super Video Aulas?

Tudo começou quando decidi ser um Produtor Musical e ir em busca de cursos nessa área, comprei alguns cursos pela internet e vi o quanto era escasso desse tipo de material, foi quando vi a oportunidade de estudar para meu próprio conhecimento e para ensinar outras pessoas. No começo vendi muitos cursos e softwares pirateados de outros autores como Alexandre Rosa (Audio Logic), e agradeço a este cara por ter me ligado um dia me reclamado por isso, foi quando ele disse: “Se quer vender video aulas, grave suas próprias”. Foi ai que tudo começou. Obrigado Alexandre!

2 – Como é ser responsável pelo maior site de vídeo aulas sobre áudio no brasil?

Cara não é fácil! Depois de 5 anos de muito trabalho já são mais de 30 curso em video aulas, uma média de 200 horas de cursos gravados, e muitos clientes no Brasil e exterior. Mais estou feliz, pois é a realização de um trabalho árduo, não pela quantidade de cursos mais pela qualidade do trabalho realizado confirmado pelos nossos clientes.

3 – Se considera um autodidata por dominar tantos softwares no mercado atual? Algum segredo?

Não digo que sou 100% autodidata embora não tenha cursado nenhum curso técnico sobre o assunto, pois acredito que ninguém aprenda tudo sozinho. Digo que tudo o que sei aprendi com outras pessoas, mais em relação a domínio de softwares, a minha maior fonte de conhecimento foi sempre os manuais. Acho que meu “segredo” é este, buscar na fonte a informação precisa, ainda que seja todo em língua estrangeira, Inglês e Espanhol, mais sempre dou um jeito de traduzir e extrair ao máximo de informação possível e repassando essa informação com uma didática simples para que todos  entendam perfeitamente.

4 – Como você prepara as suas aulas?

Minhas aulas são gravadas por etapas, as vezes gravo 1 a 2 capítulos por dia já cheguei a demorar 2 meses para gravar um curso devido a pesquisa sobre algum determinado assunto que ainda não domino. Os temas dos cursos geralmente é para atender a pedidos de clientes. Vou percebendo a necessidade e na sua medida produzindo os cursos. A cada curso de gravo é sempre um novo desafio, mais é muito bom pois sempre estou agregando conhecimento para mim e para meus clientes.

5- Você deixa bem claro sua preferência pelo REAPER, ele realmente merece muita atenção por ser um ótimo software. Quanto tempo você acha que pode durar esse reinado?

Sim Leandro já a algum um tempo que venho divulgando o REAPER e suas vantagens pois pela minha experiência dos softwares multipista(DAWs) ele se destaca em vários aspectos e por isso optei por ele como minha ferramenta de trabalho. Por quanto tempo durará o seu reinado não sei mais espero que continue ate me aposentar, pois não tenho a menor pretensão de mudar de DAW visto que o REAPER está em constante desenvolvimento.

6 – Você é um dos poucos no ramo que é acessível no quesito “tirar duvidas”, já teve alguma dificuldade com algum cliente?

Sim Leandro, acredito que isso seja um dos meus diferencias, sempre presei por isso. Respondo a dezenas de duvidas todos os dias, sempre que posso estou disponível em suporte online, facebook, celular etc presando por um atendimento rápido e imparcial a todos. O grande problema disso tudo é a falta de desconfiômetro de alguns que me ligam na hora do almoço, final de semana, até tarde da noite srsrs. Ha clientes que compram video aulas e tem preguiça de assistir os cursos e vem com duvidas que estão explicadinhas la, já outros me procuram somente em busca informações gratuitas os “Sangue sugas”. Enfim, sempre tento tratar a todos com educação e gentileza.

7 – O que podemos esperar do Márcio Mourão e Super Video Aulas a longo prazo?

Meu objetivo a partir de 2015 é focar na prestação de serviços de Produção Musical (Mourão Studio) em principal Mixagem que é minha paixão. E pro Super Video Aulas sempre com novos Cursos atendendo a necessidade dos produtores. E pretendo abrir o leque de cursos em video aulas para outros autores interessados em produzir cursos para o Super Video Aulas, assim como acontece com o GROOVE 3 e outros sites internacionais. Acho bacana pois cada produtor tem a sua característica, didática e técnicas que acrescentam a todos.

8 – O que falta no meio musical hoje em dia? Sinceridade.

Cara sinceramente? Não só no meio musical mais em todas as áreas. Acima de tudo falta Amor pela profissão. Hoje a maioria dos profissionais escolhem suas profissões pesando em quando vão ganhar e não pela sua satisfação em desempenhar suas funções e por consequência temos mãos profissionais frustrados. O meio musical hoje é altamente comercial, quase todo mundo só quer ganhar dinheiro. O verdadeiro artista é aquele que ama sua arte, se vir a ter reconhecimento por isso (fama, dinheiro, prestigio) isso deve vir como consequência do seu bom trabalho e não como meta. Quando amamos o que fazemos, queremos fazer bem feito e o reconhecimento virá naturalmente. É no amor que se encontra a verdadeira satisfação.

9 – Todos nós temos influencias, quais foram os profissionais que lhe inspiraram?

Tenho muitas influências como Danilo Gustavo, Daniel Farjoun, Geoffrey Francis e Kenny Gioia e outros.

10 – Apesar de desgastada entre os profissionais da área, qual sua opinião sobre o Digital X Analógico?

No passado a produção musical não era acessível a todos, pois necessitava de equipamentos caríssimos, estrutura física etc. A produção estava nas mãos dos profissionais. Hoje na era digital temos a vantagem de tudo estar acessível em termos de ferramentas e equipamentos para esse trabalho, mais isso não muda o conhecimento técnico e artístico do produtor. Com toda a nossa tecnologia que temos hoje disponível, o grande diferença é informação. Se você não sabe fazer não adiante, os melhores equipamentos, estrutura, softwares, ect.

11 – Alguma dica para os iniciantes? (O que fazer e o que não fazer)

Sim, estude e treine bastante, leia livros, video aulas, artigos, revistas, tudo o que você puder absorver de informação boa para seu trabalho é de grande valia. Estamos no mundo da “informação” e se você não tem ficara pra trás. Ainda que você saiba fazer algo, alguém pode fazer a mesma tarefa com menos tempo e melhor não se acomode. Tenha materiais de vários produtores, isso é bom pois você estará sempre pegando um macete aqui outro ali que vai fazer a diferença.

Não se deixe levar pela aparência! Não seja invejoso. De importância aquilo que é realmente importante naquele momento. Tente sempre fazer o melhor com o que você tem no momento. Se é apenas um Notbook + 1 fone? Faça o melhor que você puder com isso, assim você saberá diferenciar o que é necessidade e o que é vaidade.

Melhore os seus equipamentos de acordo a sua real necessidade e só depois que você já extraiu o máximo com os seus atuais, pois assim você subirá o degrau da estrutura com conhecimento e experiência. Sucesso a todos.

 

Leandro Amaral – Um detalhe que ninguém sabe é que a mudança no visual do meu site, foi uma ideia sugerida pelo Marcio. Obrigado pela entrevista e  pelas grandes dicas.